Translate

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

As Universidades na Idade Média

O servos que nasciam no campo não tinham tempo de estudar nem viam utilidade nisso, por isso a maioria das pessoas da Idade Média não sabia nem ler e nem escrever.E também porque nem havia escolas para eles.As vezes até alguns nobres não estudaram.
Pra eles o que importava  era saber cavalgar, vestir uma bela armadura e empunhar armas dentre outras coisas desse tipo.Também não tinham interesse  em estudar pois não precisavam ler e escrever para terem um feudo, conquistar belas damas e se divertirem.
Os poucos letrados eram alguns nobres , reis e membros do clero.Os monges e os padres cuidavam das escolas.
Com a volta da importância às cidades no século XIII , o crescimento  delas estimulou a vida intelectual.Com isso formaram-se as primeiras Universidades.
Surgiram Universidades como as de Bolonha (Itália), Oxford (Inglaterra), e Paris (França), essas universidades eram protegidas tanto pela igreja quanto pelos maiores senhores feudais.
O método de ensino dessas faculdades era o escolástico: os alunos estudavam algum texto de algum famoso escritor da época, faziam comentários sobre ele e debatiam.No entando nesses debates ninguém questionava o que os escritores diziam.Mias tarde o método escolástico foi considerado uma forma de estudo dogmático (bitolado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário