Translate

sábado, 1 de dezembro de 2012

A Guerra dos Cem Anos (1337-1453)


   A pretensão do rei inglês Eduardo III de disputar a sucessão do trono francês é o estopim da Guerra dos Cem Anos, que opõe França à Inglaterra. O conflito envolve os interesses da Inglaterra no comércio de lã no território de Flandres, sob domínio francês, a ajuda da França à Resistência Escocesa e a posse da terra que os reis ingleses, duques da Normandia, tinham na área francesa. 
   A camponesa mística Joana d'Arc (1412-1431) tem participação fundamental na etapa final do conflito: ao seguir suas supostas mensagens que recebe desde criança em visões de santos, lidera o Exército francês e conquista importantes vitórias, tornando-se heroína nacional. Em 1431, Joana d'Arc é vendida aos ingleses por nobres franceses aliados a eles, é condenada a morrer na fogueira, acusada de bruxaria. 
   A nobreza francesa acaba se reconciliando em 1435, com a Paz de Arras. A conciliação fortalece os franceses, o que vira o rumo do conflito. A guerra termina em 1453, quando a França recupera todas as possessões sob o domínio inglês. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário