Translate

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A Mesopotâmia

     A Mesopotâmia é uma região de planícies no Oriente Médio, entre os rios Tigre e Eufrates.As civilizações mesopotâmicas  eram ribeirinhas pois era difícil sobreviver no lugar, por que não havia florestas e em certas épocas quase nem chovia.Todos os anos esses rios transbordavam  e a água invadia uma extensa areá terrestre, já quando o nível dos rios voltavam ao normal, ficava uma grande região coberta de lodo.Esse lodo , por sua vez fertilizava as terras das margens dos rios, tornando-as muito férteis para a agricultura e para o cultivo de pastos.
         Essa aguá dos rios que ficava retida após a cheia formando pântanos  assim nesses pântanos criavam-se mosquitos que transmitiam doenças perigosas.O trabalho era muito duro, pois ele tinham que drenar os pântanos, cavar valas para levar a água para irrigar outros terrenos e também criar reservatórios de água  para usarem na época sem chuva.
          Os Sumérios
   Haviam vários povos na mesopotâmia mais os mais antigos eram os sumérios, que construíram as primeiras cidades da região , chamadas cidades-estado, pois cada uma delas tinha seu próprio governo.As maiores cidades, com Ur e Uruk, estavam cercadas de muralhas de pedras muito altas.Do lado de fora das cidades ficam os campos de cultivo, cultivados pelos camponeses que viviam dentro das cidades.Eles produziam trigo, pepinos, cebolas, legumes, e criavam bois, porcos e cabras.
       A Babilônia
     A Babilônia era uma enorme cidade-estado localizada perto do encontro dos rios Tigre e Eufrates.Ela era muito conhecida pois nela passava muitos mercadores carregando produtos do Oriente para o Ocidente, com isso esses comerciantes  ajudaram a enriquecer a Babilônia.

     O rei mais popular e importante da Babilônia foi Hamurábi.Por volta do ano de 200 a.C., por causa da guerra , Hamurábi comandou a conquista das cidades sumérias, essas cidades cidades começaram a ser comandadas por homens de confiança de Hamurábi.Assim, com todas essa cidades pagando impostos para a Babilônia ela se tornou a cidade mais importante da Mesopotâmia.
     O Código de Hamurábi era um conjunto de leis criada pelo rei e que estabeleciam  o domínio da nobreza na sociedade Babilônica.
     A principal ideia desse código era a do "olho por olho e dente por dente".É mais ou menos assim: se um nobre brigasse e cegasse  outro nobre, a lei dizia que esse não também deveria ser cegado.Mas essa lei só valia para pessoas da mesma classe social.
     A Cultura Mesopotâmica 
      Os criadores da cultura mesopotâmica foram os sumérios , já os babilônicos e os assírios(povo em que não citamos nessa postagem) aprenderam com eles e os imitaram em várias coisas, como por exemplo as técnicas de canalizar água, de construir cidades de tijolos, os conhecimentos científicos, os zigurates, a escrita cuneiforme e muitas outras coisas.
     Esses povos da mesopotâmia acreditavam que havia deuses que comandavam as forças do universo e até o destino dos homens.A religião era politeísta  e eles não acreditavam na vida após a morte, então o jeito era bajular os deuses para ter felicidade aqui na terra.
       A escrita cuneiforme
      Na mesopotâmia surgiu o sistema de escrita que é talvez o mais antigo de toda humanidade. Essa escrita foi criada na cidade Ur por volta de 3500 a.C..
      A escrita mesopotâmica era cuneiforme ou seja em forma de cunha, com um palito, a pessoa cunhava os símbolos na argila ainda macia.

Fontes:

Wikipédia
Brasil Escola
Info Escola
Nova História Critica

Nenhum comentário:

Postar um comentário